terça-feira, 14 de julho de 2009

Buraco macular

Um dia acordei e não consegui mais ver os detalhes dos rostos das pessoas e nem ler. O susto foi enorme, eu estava ficando cega de repente. Pensei: não tenho diabetes e a catarata não aparece assim de repente. As imagens se deformavam, repuxadas para cima. Não tenho nenhum problema de saúde. O desespero foi grande e fui às pressas consultar um oftalmologista.Fiz uma tomografia ótica e o médico detectou um buraco macular.
O que é isso?
Há um gel vítreo dentro do olho que com o passar dos anos se solta normalmente. Acontece que em algumas pessoas ele não se desprende totalmente, ficando colado à retina, causando uma espécie de rasgo na mácula. Por isso o nome: buraco macular. É um problema grave que sem diagnóstico aumenta progressivamente causando um maior dano à macula.

Diagnóstico

Minha sorte é que encontrei o médico certo, ou seja, um especialista em retina. Saí mais tranquila porque ele me garantiu que como o problema foi detectado no início, havia 90% de chances de sucesso na cirurgia. Sim, esse problema só se resolve com cirurgia, chamada vitrectomia. Uma delicada intervenção cirúrgica, na qual é necessário fazer a cirurgia de catarata junto. Isso porque um dos riscos é o aumento da catarata, os outros são o descolamento da retina e inflamações, embora mais raros.

A cirurgia

Curiosa foi procurar no YouTube algo sobre a cirurgia. Então assisti um vídeo da cirurgia feita em outro país.
Não fiquei com medo, apesar dos procedimentos, pelo contrário, fiquei mais tranquila porque assim eu saberia como seria feita. São usadas pinças finíssimas que através de micro câmeras descolam o gel vítreo.
Após isso é injetado um gás conhecido como bubble gas com a finalidade de preencher o buraco macular.
Medo? Nenhum, apenas a expectativa de tudo dar certo, afinal havia os 10% de perigo de insucesso.
Confesso que o pós-operatório causa alguma aflição. No meu caso eu teria que ficar 3 ou 4 dias de bruços. Assim, a cada 50 minutos eu teria 10 para descanso. Isso para o gás se fixar dentro do olho , tampando o buraco.
Mas ffiz a cirurgia que dura mais ou menos 40 minutos. A anestesia é local e o incômodo quase nenhum.
Após a intervenção o olho fica com um tampão durante 24 horas e tem-se que voltar para o médico avaliar tudo. Realmente fiquei de bruços durante 3 dias, mas confesso que não foi ruim.
Após uma semana fiz novamente a tomografia ótica e o exame mostrou que o buraco havia sido fechado. aleluia! Claro que tem-se que tomar alguns cuidados como evitar esforços físicos, não dormir de barriga para cima , nem por cima do olho operado.
Comecei a dirigir após 15 dias, pequenos percursos, e usei os colírios por um mês.
Agora é só esperar 3 meses para o grau do olho estabilizar e as cèlulas se reagruparem. Nada demais.

Cuidados

Contei essa história porque na maioria das vezes o problema não é diagnosticado no início , só sendo visto quando não há mais grandes chances de cura.
Às vezes o médico não examina mais profundamente e apenas receita um grau mais forte de lentes.
Em tempo: Esse aparelho que faz a tomografia ótica é relativamente novo e nem todas as clínicas o possuem.
Isso aconteceu com minha irmã que procurou alguns médicos e eles não conseguiam diagnosticar o problema. Após um ano esse mesmo médico que me assistiu , diagnosticou o problema, mas aí as chances de sucesso diminuiram bastante, apenas 30 ou 40%. Ela ficou com medo do pós-operatório e decidiu não fazer a cirurgia.
Os sintomas desse grave e intrigante problema são: Imagens deformadas e borradas, falta de visualização dos detalhes dos rostos, como distinguir olhos, nariz e boca , o centro das imagens não é visualizado, isso porque a mácula, responsável pela visualização dos detalhes finos como a leitura, está com um buraco.
Ou seja, um gravíssimo problema que se for diagnosticado no início tem enormes chances de cura.

O depois

Após esses três meses vou postar tudo o que mudou em minha visão (para melhor, é claro).

4 comentários:

  1. Maria, e o resultado após esse tempo todo?

    ResponderExcluir
  2. minha esposa fez a mesma cirurgia, ficou uma semana de cabeça para baixo e o buraco não fechou. ficou pior do que antes. fez na HOLHOS

    ResponderExcluir
  3. A sua experiência está muito bem relatada. Fui operada duas vezes este mês por causa de um buraco macular. A primeira cirurgia não resultou porque tenho uma retina pouco flexível. O pós operatório é duro. Estive 8 dias de cabeça para baixo e não tinha pausas mas, é fundamental. Para quem vai fazer esta cirurgia existem nas ortopedias e para aluguer materiais de apoio. Cadeiras, suportes de cabeça etc. Ainda estou em recuperação. O meu caso é diferente porque sempre tive problemas oculares. Também tive a sorte de encontrar um médico excelente. Vou recuperar se Deus quiser 💙

    ResponderExcluir